Apresentação

Sou Maria Ercília Pereira. Simplesmente... Procurando viver cada segundo de minha vida de forma entusiasmada, crendo no que faço, procurando dar o máximo de mim naquilo que executo - seja no trabalho, em casa (com os meus filhos), na comunidade ou nos espaços em que atuo.
Como professora de Filosofia e Ensino Religioso, Técnicas de Comunicação Pastoral (no curso de Teologia), atuante na equipe de formação desta paróquia e contribuindo com o crescimento de tantos leigos e leigas, acredito nas sementes que tenho lançado neste vasto campo da Educação... Posso dizer que sou entusiasmada por este espaço de anúncio do Reino. Como também pela "Comunicação", minha primeira formação profissional.
Anunciar e espalhar, de diversas formas, a Boa Nova do Reino é um grande desafio para a Igreja e para todos os cristãos e cristãs.
Façamos deste "blog" um espaço de anúncio, de evangelização e de comunhão... Possamos interagir, comunicar, partilhar, trocar informações, tecer juntos a "teia da vida".

Entre em contato conosco. Unamos nossas mãos nesta tarefa de "fazer ressoar a palavra" pelos Meios de Comunicação Social!
A Paz de Jesus! Shalom!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Reflexões sobre a Paz

A PAZ é o desejo mais profundo no coração do ser humano, no coração dos povos das mais diferentes culturas. A Bíblia, nos seus diferentes livros, traz inúmeros versículos sobre este tema. Diversas personalidades da história também trataram sobre a paz, por que ela é o "grito" mais profundo e verdadeiro do sentido e da experiência da vida humana...
Falar de paz, num mundo marcado por experiências de guerras, sejam elas quais forem ou como forem, é sempre bem-vindo. "Dou-vos a paz, deixo a minha paz", disse Jesus. Paz! Shalom! Eis o nosso desejo!
Antecipando este tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2009, selecionei algumas frases, que abaixo transcrevo, para a nossa reflexão, sobre este tema tão atual.
Dica de trabalho: Estas frases podem ser trabalhadas nos grupos de reflexão, na catequese, com os jovens... Fazer cartõezinhos com elas. Distribuí-las aos participantes. Pedir para que leiam e depois comentar... etc.
Usem a criatividade!

- "Não existe caminho para a Paz. A Paz é o caminho" (Mahatma Gandhi)

- "Felizes os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus" (Pv 12,20)

- "Mais vale um pedaço de pão seco, com a paz, do que uma casa cheia de carnes com discórdia" (Pv 17,1)

- "Tua casa está em perigo quando arde a parede do vizinho" (Horácio 685 aC)

- "Homem nenhum é uma ilha, completa em si; cada homem é uma parte do continente, uma parte do todo" (John Donne)

- "Todos nós somos muitos" (Lya Luft)

- "A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar" (Martin Luther King)

- "A porta mais segura é a que nunca precisa ser trancada" (Provérbio Chinês)

- "Para que o mal triunfe, basta que os bons cruzem os braços" (Edmund Burke)

- "O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar vazio de quem por ele passa indiferente" (Mário Quintana)

- "Permitir uma injustiça significa abrir caminho a todas as que virão depois" (Willy Brandt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário