Apresentação

Sou Maria Ercília Pereira. Simplesmente... Procurando viver cada segundo de minha vida de forma entusiasmada, crendo no que faço, procurando dar o máximo de mim naquilo que executo - seja no trabalho, em casa (com os meus filhos), na comunidade ou nos espaços em que atuo.
Como professora de Filosofia e Ensino Religioso, Técnicas de Comunicação Pastoral (no curso de Teologia), atuante na equipe de formação desta paróquia e contribuindo com o crescimento de tantos leigos e leigas, acredito nas sementes que tenho lançado neste vasto campo da Educação... Posso dizer que sou entusiasmada por este espaço de anúncio do Reino. Como também pela "Comunicação", minha primeira formação profissional.
Anunciar e espalhar, de diversas formas, a Boa Nova do Reino é um grande desafio para a Igreja e para todos os cristãos e cristãs.
Façamos deste "blog" um espaço de anúncio, de evangelização e de comunhão... Possamos interagir, comunicar, partilhar, trocar informações, tecer juntos a "teia da vida".

Entre em contato conosco. Unamos nossas mãos nesta tarefa de "fazer ressoar a palavra" pelos Meios de Comunicação Social!
A Paz de Jesus! Shalom!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Quininha envia Carta, de Roma

Em carta enviada aos amigos, colegas e alunos e alunas do IDT – Instituto Diocesano de Teologia -, Quininha, que está fazendo uma especialização em Roma, explica com detalhes o que faz por lá. Vamos conhecer um pouco de seu itinerário, lendo parte de sua carta, datada de 17/10/2008:


Caros amigos, colegas e alunos/as

A Acolhida na Academia Alfonsiana
“Como estão todos? Estudando e trabalhando muito?! Que bom comunicar-me com vocês! Estou com saudades... mas muito feliz com todas as notícias que ora lhes envio.
Minha chegada à Roma foi tranqüila e sem maiores problemas que uma viagem assim podem trazer. Estou bem acomodada, moro bem perto da Accademia Alfonsiana – 3-5 minutos – e fui muito bem acolhida pelas religiosas e pelas meninas da casa onde moro. "Meninas", por que sou a mais velha de todas as estudantes daqui e, de certo modo fui acolhida como a "mamma" que deixaram, para estudar em Roma, precisando muito de colo. É uma nova experiência".

Os estudos
"Já comecei a estudar. Montei um plano de estudos, ajudada pelo meu moderador (orientador), tentando aproveitar ao máximo as disciplinas da área de Bioética que são oferecidas neste semestre. Faço 7 cursos de temas muito interessantes como: Faço também um História da Moral, AIDS, Eutanásia, Aborto, Pecado e liberdade, o Início da vida, Antropologia cristã e os desafio éticos hoje, Bioética Social e Psicologia da sexualidade curso intensivo de Língua e Cultura Italiana. Como podem observar são temas urgentes para a nossa reflexão teológica".

A língua
"Apesar da dificuldade em falar a língua tenho entendido bem a linguagem dos professores (até já fiz algumas intervenções, coisa não muito comum por aqui) que pedem que lhes solicitemos para falar mais devagarzinho, pois o povo italiano fala muito rápido, dificultando a compreensão por parte dos estrangeiros, que são a maior parte dos alunos, vindos dos quatro cantos do mundo".

Os colegas de turma
"São muitos estudantes aqui; em algumas disciplinas tenho aproximadamente 80-70 colegas: 3 ou 4 freiras, 1 leiga (eu!) e o restante todos padres... Aqui em Roma isso é muito comum. Padres do mundo todo vêm aqui para estudar; vamos torcer para que venham também mais leigos/as".

A Teologia que fazemos
"Alegra-me perceber que a teologia que aí fazemos, aprendemos e ensinamos não está em dissonância com a que tenho visto por aqui; como também me alegro em constatar que a teologia que faz vibrar o coração da nossa Igreja, aqui ensinada, abre-se ao mundo moderno e contemporâneo com as mesmas preocupações que nós aí convivemos. Há reflexões extremamente avançadas na área da Bioética e da Moral cristãs".

A consciência da missão
"Queridos/as, agradeço a todos pelas orações, pelos e-mails, pelo carinho, enfim, pelo apoio que vocês me dão – mesmo estando tão longe – neste momento tão importante em que se misturam a consciência da missão e do discipulado que nos leva a navegar em águas mais profundas, com realização de um sonho que é estar aqui, estudando, num lugar tão cheio de história e de encantamento.
Obrigada e meu carinho”.
Quininha (Roma - outubro de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário