Apresentação

Sou Maria Ercília Pereira. Simplesmente... Procurando viver cada segundo de minha vida de forma entusiasmada, crendo no que faço, procurando dar o máximo de mim naquilo que executo - seja no trabalho, em casa (com os meus filhos), na comunidade ou nos espaços em que atuo.
Como professora de Filosofia e Ensino Religioso, Técnicas de Comunicação Pastoral (no curso de Teologia), atuante na equipe de formação desta paróquia e contribuindo com o crescimento de tantos leigos e leigas, acredito nas sementes que tenho lançado neste vasto campo da Educação... Posso dizer que sou entusiasmada por este espaço de anúncio do Reino. Como também pela "Comunicação", minha primeira formação profissional.
Anunciar e espalhar, de diversas formas, a Boa Nova do Reino é um grande desafio para a Igreja e para todos os cristãos e cristãs.
Façamos deste "blog" um espaço de anúncio, de evangelização e de comunhão... Possamos interagir, comunicar, partilhar, trocar informações, tecer juntos a "teia da vida".

Entre em contato conosco. Unamos nossas mãos nesta tarefa de "fazer ressoar a palavra" pelos Meios de Comunicação Social!
A Paz de Jesus! Shalom!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Ecumenismo - Para que todos sejam um!

A palavra ecumênico
A palavra ecumênico tem sua origem no vocábulo grego oikoumene. Este, por sua vez, é derivado da palavra oikos, que significa casa, lugar onde se vive, espaço onde se desenvolve a vida doméstica, onde as pessoas têm um mínimo de bem-estar. No Novo Testamento, esta palavra é usada em várias ocasiões (ver Mateus 24.14; Lucas 2.1; 4.5; 21.26; Atos 11.28; Romanos 10.18; Hebreus 1.6; 2.5; e Apocalipse 12.9), para se referir ao "mundo inteiro", a "toda a terra", e também ao "mundo vindouro".

Significados
Quando se fala hoje que algo é ecumênico, seu significado quer abranger a toda espécie humana, em sentido universal. Esta universalidade engloba pelo menos as seguintes dimensões:
- geográfica (se estende a todos os lugares e recantos da terra);
- cultural (envolve os povos de diversas culturas ou modos de viver);
- política (considera todos os povos, independentemente do sistema político em que vivam);
- de gênero (supera as discriminações de gênero ou identidade sexual);
- social (supera as discriminações sociais e de classe);
- racial (supera as discriminações raciais ou as decorrentes da cor da pele).
- Em seu significado especificamente religioso, o termo ecumênico representa a unidade da igreja de Cristo que vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre as diversas igrejas.

Por fim, podemos nos perguntar:
Sou uma pessoas ecumênica? Estabeleço relações ecumênicas com as pessoas? Sou capaz de romper com preconceitos sociais, raciais, religiosos?
Lembremo-nos da oração sacerdotal de Jesus, que pediu ao Pai "Para que todos sejam um"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário