Apresentação

Sou Maria Ercília Pereira. Simplesmente... Procurando viver cada segundo de minha vida de forma entusiasmada, crendo no que faço, procurando dar o máximo de mim naquilo que executo - seja no trabalho, em casa (com os meus filhos), na comunidade ou nos espaços em que atuo.
Como professora de Filosofia e Ensino Religioso, Técnicas de Comunicação Pastoral (no curso de Teologia), atuante na equipe de formação desta paróquia e contribuindo com o crescimento de tantos leigos e leigas, acredito nas sementes que tenho lançado neste vasto campo da Educação... Posso dizer que sou entusiasmada por este espaço de anúncio do Reino. Como também pela "Comunicação", minha primeira formação profissional.
Anunciar e espalhar, de diversas formas, a Boa Nova do Reino é um grande desafio para a Igreja e para todos os cristãos e cristãs.
Façamos deste "blog" um espaço de anúncio, de evangelização e de comunhão... Possamos interagir, comunicar, partilhar, trocar informações, tecer juntos a "teia da vida".

Entre em contato conosco. Unamos nossas mãos nesta tarefa de "fazer ressoar a palavra" pelos Meios de Comunicação Social!
A Paz de Jesus! Shalom!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

FORMAÇÃO BÍBLICA - GRUPOS DE REFLEXÃO

O nosso blog já está ampliando os seus "fios" e formando novas redes... Recebemos a contribuição da Equipe bíblica do CEBI diocesano, a quem agradecemos na pessoa de Izabel, e aqui publicamos.
O tema é a reflexão e aprofundamento do "Ano Paulino", que tem como proposta para o estudo nos meses de janeiro e fevereiro a Carta aos Romanos.
Seguem, abaixo, dois círculos bíblicos para o seu aprofundamento.

EDITAL
Queridos amigos da Bíblia dando continuidade às comemorações dos 2 mil anos de nascimento do apóstolo Paulo, nós da Comissão Bíblica Diocesana, trazemos como reflexão para este ano de 2009 a Carta aos Romanos. Para que o estudo dessa carta possa nos acompanhar de perto, iluminando nossa vida, nosso estudo bíblico e nossos trabalhos pastorais, precisamos conhecer melhor a sua mensagem. Para isso é importante termos conhecimento do contexto sócio-político onde a mesma foi escrita.
A Carta de Paulo aos Romanos é o escrito mais amplo, mais complexo e completo. É uma síntese bem elaborada de todo o pensamento teológico de Paulo, por isso, ela é ponto de referência para todos os tratados teológicos. Santo Agostinho em seu livro Confissões – 8,12,23 – diz que converteu-se lendo a Carta aos Romanos. Os temas teológicos tratados na carta e os debates de Paulo com o judaísmo mostram que ele quer corrigir falsas interpretações de suas pregações entre os pagãos. A exposição que faz de suas idéias é muito clara. Mostra que Deus quer salvar toda a humanidade e não somente o povo judeu, e que a salvação veio definitivamente por meio de Jesus Cristo.
Os temas da carta se referem ao contexto dos cristãos imersos em dois ambientes: o confronto com o Império e o confronto com a sinagoga. Os judeus sofriam perseguições, humilhações e medidas restritivas à prática da religião, gerando um ambiente caótico e trágico para os inocentes e indefesos adeptos do cristianismo.
Sob o reinado de Nero (54-66 d.C.), Roma vive um período de muitas tensões, pois ele era imprevisível nas suas decisões. Todo aquele que ousasse rejeitar o culto ao imperador nas festividades era visto como subversivo e passava a ser vigiado na sua conduta.
Roma atraía gente de todos os lados, pois sua imponência e luxo causavam suspenses sem precedentes. Muitos buscavam ali um lugar para trabalhar; outros eram levados cativos para campos de concentração de escravos. A situação política, sob o comando de Nero, causava perplexidade, assombros e receios. A capital atingia uma população superior a um milhão de habitantes, 60% dos quais eram escravos.
Uma pequena elite que dava suporte ao imperador gozava do luxo, das benesses e orgias nas termas, nos anfiteatros e no Coliseu, às custas do sangue dos escravos, muitos deles trazidos das colônias ou dos povos conquistados, e uma grande maioria não conhecia o direito de viver.
A comunidade cristã era formada por alguns judeus, mas sua maior parte por romanos e estrangeiros residentes, muitos escravos. Os cristãos, pelo seu método e doutrina de partilhar o pouco ou quase nada que tinham, eram vistos como suspeitos, sendo por isso, vigiados e considerados os últimos da sociedade romana vivendo entre os mais pobres.
O Imperador Nero, símbolo do poder, não raro, era acometido de convulsões mentais, e quando isso acontecia, as camadas mais pobres “pagavam a conta”. No seu desequilíbrio psicológico e moral, Nero se alegrava em mandar saquear residências, atear fogo nos barracos, suspender pessoas vivas em postes, ao lado de estátuas e pequenos santuários pagãos, colocados ao longo da via Ápia, e queimar seus corpos.
Além dos conflitos externos, eles enfrentam também, internamente outros conflitos, pois a grande maioria dos membros desta comunidade é de pagãos romanos ou gregos, mas há também cristãos vindos do judaísmo, e estes não conseguem libertar-se das tradições dos seus antepassados para abraçar o cristianismo.
Os greco-romanos aderiam ao cristianismo, mas continuavam com muitos cultos e práticas idolátricas, enquanto os judeus se mantinham “amarrados” nas tradições dos antepassados. De ambos os lados havia uma tendência de fincar pé na própria posição, fazendo surgir um radicalismo de separação e segregação dos grupos. Como se não bastasse os problemas com a autoridade política do Império, estes conflitos internos dificultavam o crescimento do Evangelho e a própria organização das comunidades.
A Carta aos Romanos não é apenas a carta mais longa, mas pelas circunstâncias em que foi escrita e pelos seus tratados, ela poderia ser chamada uma carta “católica” ou universal. Esperamos que o presente trabalho possa, de fato, ser útil a todos os que amam a Palavra de Deus e a todas as nossas comunidades.

Marilda Borges Rodrigues da Costa
Comissão Bíblica Diocesana – Regional de Volta Redonda



1º CÍRCULO: Rm 1,18-32

Tema: Deus se manifesta a todos os homens e mulheres!
Lema: “Os homens desprezaram o conhecimento de Deus” (cf. Rm 1,28a)

1 – ACOLHIDA
¯ Ambiente: Cruz, toalha, vela, flores, e Bíblia.
¯ Boas vindas: acolher com atenção todas as pessoas
¯ Canto: Sugestão: Quem nos separará (Cantando a Esperança nº 641)
¯ Agradecer a Santíssima Trindade por nos reunir nesse momento.
¯ Fazer memória do estudo da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios.
2 – UM OLHAR PARA A REALIDADE

Construindo Cidadania
Sem pais, sem casa, sem comida, sozinhos e sem rumo. É assim que muitos vivem em nosso País, e é contra isso que projetos sociais lutam, buscando transformar uma realidade de fome, miséria, drogas e violência, em novos e promissores rumos.
Os projetos sociais alcançam o seu intento quando colocam o cidadão em primeiro lugar, orientando, estimulando, preparando-o para o mercado de trabalho, por meio da inclusão social. Alguns agarram firmes as oportunidades que os projetos sociais trazem, enquanto outros descartam seus benefícios dando margem à criminalidade. São cometidos então crimes hediondos que paralisam a sociedade e mobilizam opiniões.
Parte da população sugere a pena de morte e outra pequena parcela ainda acredita na reabilitação dos criminosos. As instalações penitenciárias degradantes e a superlotação, no entanto, acabam sendo um convite ao crime, e a conseqüência é a reincidência criminal. É necessário, então, que projetos de ressocialização sejam criados para resgatar o indivíduo, incentivando a cidadania e capacitando-os para o convívio na sociedade.
É o que faz a equipe da Fundação Projeto Pescar – educando jovens para a cidadania – que se orgulha da formação que dá aos jovens que vivem em condições precárias tanto familiar quanto financeira, levando-lhes dignidade, auto-estima, aprendizado, evitando, com isso, a perda de identidade e as dificuldades que levam ao mundo do crime. Os jovens que participam do projeto seguram com as duas mãos e realizam seu sonho de consumo, que é simples: ajudar a sua família.
O objetivo do trabalho realizado pela Fundação é resgatar cidadania e envolver empresas na preparação de jovens de baixa renda. Ézio Resende, gerente geral de desenvolvimento do Projeto Pescar diz que: “ nos olhares se vê a esperança e a satisfação dos meninos e das meninas, porque sua auto-estima demonstram uma capacidade para conviver na sociedade de maneira produtiva”. (Texto extraído da Revista Rainha dos Apóstolos, nº 1002, de agosto de 2008).

Para refletir:
1 – O texto que acabamos de ler, diz que parte da população sugere a pena de morte, e outra pequena parcela, ainda acredita na reabilitação dos criminosos . Como você se posiciona? Por quê?
2 – Projetos Sociais e solidariedade caminham juntos. Você acredita nisso?


3 – UM OLHAR PARA A CARTA AOS ROMANOS
No texto que vamos refletir, São Paulo quer nos alertar para dois pontos importantes: Em primeiro lugar, mostra que o caminho para a descoberta de Deus está aberto a todos independente de raça, cor, religião etc. Em segundo lugar, que o campo da revelação de Deus é o mundo e que somente um tolo não descobre Deus presente em cada coisa criada. Quando o ser humano esquece-se de Deus e não o reconhece como único e Absoluto de tudo e de todos, cedo ou tarde acaba substituindo Deus por outras pessoas ou coisas. Trocam a Glória do Deus imortal por pessoas, coisas, dinheiro, vaidades. Paulo quer com isso alertar para o fato de que é por esse caminho que entra a exploração, a injustiça, a imoralidade, a corrupção, enfim, todo o pecado no mundo. Não seguindo e nem amando um Deus pessoal e que exige comprometimento, mas seguindo seus próprios deuses, sem compromisso, sem ética, sem responsabilidade, o ser humano está aberto a todo tipo de perversão e imoralidades.

¯ Leitura do texto Rm 1,18-32
¯ Ler mais duas ou três vezes pausadamente.
¯ Contar o texto com suas palavras.
¯ Destacar uma palavra ou versículo que mais lhe chamou a atenção.
¯ Perguntas para refletir:
1 – Nossa fé expressa o compromisso com a causa de Jesus?
2 – Quando o ser humano não põe Deus como único Absoluto de tudo e de todos, facilmente substitui Deus por outras pessoas ou coisas gerando relações desiguais e injustas. Quais são as conseqüências dessa atitude?
3 – Como descobrimos a presença de Deus no dia-a-dia de nossa vida?


4 – CELEBRANDO A VIDA
1 – Com o Encarte deste mês iniciamos nossos trabalhos pastorais. Rezemos pedindo a Deus muita responsabilidade, coragem e disponibilidade para realizarmos nossos trabalhos ao longo desse ano que se inicia. Rezemos também pedindo discernimento para que possamos viver nosso batismo proclamando ao mundo o amor de Deus e reconhecendo-O como único e Absoluto de tudo. Rezemos ainda pedindo que as férias e o carnaval sejam um tempo de alegria, descanso e encontro com a família. Preces espontâneas.
2 – Rezemos o Salmo 145 (146) – Grande eu proclamo (Cantando a Esperança nº 556)
3 – Oração do Pai Nosso e Canto Final. Sugestão: Estás entre nós (Cantando a Esperança nº 724)
4 – Qual o compromisso que a Palavra de Deus nos pede?
5 – No próximo encarte estaremos refletindo: Rm 2,1-11.



2º CÍRCULO – Rm 2,1-11

Tema: Ninguém é melhor do que ninguém: Não julgue para ser julgado.
Lema: “Deus não faz distinção de pessoas!” (Rm 2,11).


1 – ACOLHIDA
¯ Ambiente: Cruz, toalha, flores, vela e Bíblia.
¯ Boas vindas: acolher com carinho e atenção todas as pessoas.
¯ Canto: Sugestão: Quem nos separará (Cantando a Esperança nº 641)
¯ Agradecer a Santíssima Trindade por nos reunir nesse momento.
¯ Recordar o encontro anterior.

2 – UM OLHAR PARA A REALIDADE
Critérios de julgamentos
Somos, por natureza, julgadores. Julgar faz parte da consciência e da percepção humana. Se não fôssemos capazes de julgar, não distinguiríamos o bem do mal, o certo do errado.
Quem de nós não julga? Quem de nós não emite opiniões sobre coisas, pessoas, fatos, acontecimentos e sobre muitas outras coisas? O problema não é emitir opiniões, julgar. Até aí, não há nada de anormal. O grande problema são os critérios que usamos para o julgamento. Muitas vezes julgamos por impulso, pela primeira reação. Outras vezes julgamos sem conhecimento de causa, ou porque ouvimos falar, ou porque ouvimos dizer. Quantas vezes julgamos sem um mínimo de informação, sem um mínimo de fundamento?
Somos tentados a julgar pelas aparências, pelo modo de vestir, de falar e por circunstâncias externas. Julgamos, muitas vezes, levados pelo ciúme, pela inveja, porque pessoas são diferentes, pensam diversamente de nós. Jesus nos alerta: “Não julgueis pelas aparências” (Jo 24,24). Não poucas vezes julgamos por preconceitos, somos traídos por informações ou comentários de terceiros, que às vezes são mal-intencionados, desinformados.
Mas creio que os maiores erros são cometidos quando julgamos sem conhecer a história da pessoa, suas lutas, sua origem, seu passado, suas características, suas qualidades e particularidades, suas intenções e seus propósitos. Cada pessoa carrega dentro de si um mistério. Só Deus pode julgar com clareza e segurança.
Confesso que já me equivoquei muitas vezes em meus julgamentos, especialmente quando não levei em conta a origem e a história da pessoa. Por exemplo, julguei à primeira vista que uma pessoa é orgulhosa, prepotente, e, depois, aos poucos, ao conhecê-la mais profundamente, percebi que não havia nada de orgulho, era apenas a maneira de ser, herdada dos pais. Existe um ditado que diz que as aparências enganam. E elas enganam tanto para o lado positivo como para o lado negativo.
Há uma recomendação de Jesus: “não julgueis e não sereis julgados” ou “com a medida com que julgardes sereis julgados” (Mt 7,1-3). Creio que, se não é possível evitar os julgamentos, é possível procurar revê-los e reconsiderá-los. (O texto acima foi escrito pelo Pe. Xiko e extraído da Revista Rainha dos Apóstolos, nº 999 de maio/2008).

Para refletir
1 – De acordo com o texto, somos, por natureza, julgadores. Julgar faz parte da consciência e da percepção humana. Se não fôssemos capazes de julgar, não distinguiríamos o bem do mal, o certo do errado. Quem de nós não julga? Você já se sentiu “prejudicado” pelo julgamento equivocado de alguma pessoa?
2 – Baseado em fofocas, em disse-me disse e nas coisas que “viu”, já sentiu que você “julgou mal” uma pessoa? Conte.

3 – UM OLHAR PARA A CARTA AOS ROMANOS
Nesse texto aos romanos Paulo contesta a convicção judaica de que somente eles, judeus, seriam salvos, por serem membros do Povo de Deus, e com isso terem a pretensão de ser superior aos outros, julgando com desprezo. Paulo mostra que de fato eles tiveram a revelação da Lei, formavam o Povo de Deus, tiveram os profetas como guias e mestres na fé e exatamente por isso deveriam ser melhores do que os pagãos, mas ao contrário, era um povo duro de coração e cometia os mesmos pecados que os pagãos cometiam.
Paulo deixa claro que para Deus, o importante é o agir corretamente e praticar o bem, a justiça e o direito. Isso conduz à salvação, e não o fato de pertencer ou não ao povo judeu. O julgamento de Deus será igual para todos, Ele não faz distinção de pessoas, não é arbitrário, e dará a cada um de acordo com o que fez, pois para Deus ninguém é melhor do que ninguém.

¯ Leitura do texto Rm 2,1-11
¯ Ler mais duas ou três vezes pausadamente.
¯ Contar o texto com suas palavras.
¯ Destacar uma palavra ou versículo que mais lhe chamou a atenção.
¯ Perguntas para refletir:
1 – O texto deixa claro que o povo judeu tem a pretensão de ser superior ao povo pagão, por isso julga e condena, pois se considera um povo privilegiado diante de Deus. O que você pensa disso? Ter privilégios ajuda em nossa conversão? Garante a nossa salvação?
2 – Paulo nos ajuda a olhar a fé, inserida nos fatos concretos da vida, e a não fazer distinção entre as pessoas. Como você professa a sua fé?

4 – CELEBRANDO A VIDA
1 – O texto que refletimos hoje deixa claro que para Deus o importante é fazer obras de fé, isto é, a prática do bem e da justiça, e não apenas dizer que se tem fé. Peçamos perdão pelas vezes que julgamos e condenamos as pessoas nos achando melhor que os outros, cantando: Senhor, tende piedade, nº 11 do livro Cantando a Esperança ou fazendo pedidos espontâneos de perdão.
2 – Rezar um Salmo – Sugestão: Salmo 51 (50): Do mundo do pecado para o reino da graça!
3 – Qual o compromisso que a Palavra está pedindo a nós, neste encontro de hoje?
4 – Oração do Pai-Nosso e Canto final – Sugestão: É bom estarmos juntos! (Cantando a Esperança Nº 612).
5 – No próximo encontro será refletido: Rm 2,12-24



3º CÍRCULO – Rm 2,12-24

Tema: A salvação não vem pelo cumprimento da Lei: Deus julga pelo coração.
Lema: “Você se gloria da Lei, mas desonra a Deus, transgredindo a Lei!” (Rm 2,23).

1 – ACOLHIDA
¯ Ambiente: Cruz, toalha, vela, flores, e Bíblia.
¯ Boas Vindas: acolher com carinho todas as pessoas.
¯ Canto: Sugestão: Quem nos separará (Cantando a Esperança nº 641)
¯ Agradecer a Santíssima Trindade por nos reunir nesse encontro.
¯ Recordar o encontro anterior.

2 – UM OLHAR PARA A REALIDADE

Lamaçal
Às vezes sinto que, ao invés de estarmos no globo terrestre, estamos caminhando sobre uma verdadeira e enorme areia movediça. As notícias revelam “laranjas” daqui, “jeitinhos” dali, e as instituições nacionais acabam por espelhar aquilo que a sociedade ainda não conseguiu eliminar ou, pelo menos, diminuir: a corrupção.
Eu posso afirmar que nunca saí por aí com dólares na mala ou escondidos em meus trajes íntimos. E, provavelmente, você também não. Mas e se a acusação for outra? Por exemplo: “Molhar a mão do policial ou fiscal para não levar uma multa (seja no carro, seja no comércio); deixar de cobrar uma nota fiscal para obter um maior desconto; arranjar uns recibos médicos para “incrementar” o Imposto de Renda; Comprar CDs de músicas e DVDs de filmes, todos piratas (afinal o original é muito caro...); se for convidado, topar virar assessor parlamentar (sem trabalhar), “devolvendo” parte (a maior, é claro) de seu salário para o político que o contratou; “esquecer” de devolver o troco dado a mais.
Melhor parar por aqui. Assim como a Economia tem sua visão “micro” e “macro”, acredito que a corrupção também. O ser humano é ganancioso. E sua ganância varia de acordo com a oportunidade que estiver à sua frente. Mas desde o troco da padaria recebido a mais e não devolvido, até a “gratificação” nas licitações para beneficiar alguém específico, a palavra central é: Ética.
Com certeza não há falta de denúncias através da mídia. O problema é que – assim como a violência e o terror são cada vez mais banalizados, pois assistimos a tudo confortavelmente da nossa poltrona em nossas televisões, tomando um gole de refrigerante como se estivéssemos assistindo a um filme –, também aprendemos a assistir às CPI’s “via Embratel” como se fosse mais uma das muitas novelas ou até mesmo um reality show. “Será que alguém vai se estapear? Alguém será xingado?”
Nós, cidadãos, precisamos eliminar a distância entre aqueles que nos representam (ou deveriam fazê-lo). Devemos encarar nossos nobres legisladores, cobrar uma postura ética, visando o bem público e não o bem particular. (Texto escrito por Fábio Davidson e extraído da Revista Ave Maria, de outubro de 2007).

Para refletir:
1 – O que você pensa da opinião do autor do texto acima que foi lido? De acordo com o seu ponto de vista você acha que é correta?
2 – Você se lembra em quais candidatos você deu o seu voto na última eleição? Você seria capaz, teria coragem de fazer denúncias dos políticos, das autoridades que não zelam por uma postura Ética em suas ações? Por quê?

3 – UM OLHAR PARA A CARTA AOS ROMANOS
No texto de hoje, dentro da reflexão sobre o julgamento de Deus, São Paulo lembra dois critérios: Deus julgará pela Lei aqueles que tiveram a Lei, e pelo coração aqueles que não tiveram a Lei ou não a conheceram. Ele diz que não é a Lei que torna justa uma pessoa ou a salva, mas, sim, que é justificado e salvo aquele que pratica as obras da Lei. A Lei de Deus está antes de mais nada escrita no coração do ser humano. E é pelo coração que Deus julgará.
Os princípios gerais, universais, absolutos, que regem o comportamento humano, formam a Ética. Ética não é religião, mas o conjunto de valores humanos essencial ao ser humano. Moral é a vivência da ética dentro de circunstâncias concretas: cultura, educação, religião etc. A Moral nunca é absoluta, é mutável. A Ética, não. O ser humano que não conheceu a Lei expressa será julgado pela Ética, ou lei do coração.
Se o povo judeu era o Povo de Deus, se tinha recebido a Lei, se conhecia a vontade de Deus e pregava aos outros povos, era inadmissível então que vivesse o contrário daquilo em que acreditava e que anunciava. Fazer o contrário é desonrar a Deus e desacreditá-lo diante dos outros povos. Assim, será julgado pela Ética e ainda pela Lei que recebeu, e que veio exatamente para ajudá-lo a observar os princípios morais.

¯ Leitura do texto Rm 2,12-24
¯ Ler mais duas ou três vezes pausadamente.
¯ Contar o texto com suas palavras.
¯ Destacar uma palavra ou versículo que mais lhe chamou a atenção.
¯ Perguntas para refletir:
1 – Quais os principais problemas de relacionamento que Paulo ensina no texto?
2 – No texto Paulo fala de algumas incoerências cometidas pelo povo judeu na vida religiosa. Cite quais são essas incoerências?
3 – Como Paulo exorta a comunidade a enfrentar o perigo da discriminação?


4 – CELEBRANDO A VIDA
1 – Façamos nossas preces sobre o que refletimos no encontro de hoje, lembrando que a salvação do ser humano vem pela ação de seu coração. Não devemos nos esquecer do padroeiro da cidade de Barra Mansa – São Sebastião, em 20 de Janeiro – fazendo memória de sua vida, de seus feitos como cristão que lutou até a morte para defender a sua fé. Após cada invocação dizer o refrão: “Ouve-nos, amado Senhor Jesus!” Deixar que as pessoas se expressem espontaneamente.
2 – Com alegria e entusiasmo vamos cantar ou rezar o Salmo 103 (102): “Deus é Amor”.
3 – Vamos pensar no compromisso que o encontro de hoje nos pede? Não podemos perder de vista toda a questão ética que perpassa a nossa vida, no dia-a-dia.
4 – Rezar um Pai –Nosso e canto final – Sugestão: Os cristãos tinham tudo (Cantando a Esperança nº 475)
5 – No próximo encontro, vamos estudar e refletir: Rm 3,9-20


4º CÍRCULO: Rm 3,9-20

Tema: Todos os seres humanos estão sob o domínio do pecado.
Lema: “Pois a função da Lei é dar consciência do pecado” (Rm 3,20b)


1 – ACOLHIDA
¯ Ambiente: Cruz, toalha, vela, flores, e Bíblia.
¯ Boas vindas: acolhendo a todos com atenção e carinho.
¯ Canto: Sugestão – Quem nos separará (Cantando a Esperança nº 641)
¯ Agradecer a Santíssima Trindade por nos reunir nesse momento.
¯ Recordar o encontro anterior.

2 – UM OLHAR PARA A REALIDADE
Meio Ambiente em nossas mãos
O planeta sobrevive a tudo, está em constante transformação, mas nós seres humanos, não. Vivemos em um contexto econômico no qual ecologicamente correto não combina com o desenvolvimento. O consumismo predomina, e a produção ilimitada e irresponsável prejudica a natureza.
A falta de educação ambiental só aumenta o caos, porque a maioria da população é desprovida de informações, resultando no destino incorreto dos resíduos. As pessoas sem saber o mal que estão gerando, descartam óleo já utilizado na pia ou no vaso sanitário, e pilhas e baterias de celular no lixo.
Diariamente são produzidas 149 mil toneladas de resíduos sólidos no Brasil, mas apenas 13,4 mil (9%) são recicladas, segundo dados do Informe Analítico da Situação da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos no Brasil, do Ministério das Cidades. O restante é jogado em aterros sanitários, áreas clandestinas ou simplesmente largado em terrenos baldios e ruas causando sérios problemas para a saúde pública.
Mensalmente são lançadas bilhões de sacolas de plástico no meio ambiente e somente 2% delas são recicladas. As sacolas plásticas têm uma megaprodução e o reaproveitamento delas é muito limitado. A quantidade no solo é muito grande e os seus componentes químicos representam grande degradação, além de demorarem muito tempo para se decompor, cerca de 500 anos.
Cerca de 70% dos sacos plásticos, latas, garrafas e pneus são depositados no fundo do mar. O restante navega pela superfície ou fica preso nos grandes giros oceânicos. Quase todo esse lixo chega aos oceanos levado pelas águas dos rios ou é arrastado pela maré de praias emporcalhadas. São despejadas 675 toneladas de resíduos sólidos por hora no mar – e 70% desse total é constituído de objetos feitos de plástico. Não podemos mais ignorar as conseqüências das ações humanas sobre o nosso meio ambiente.
Diz o artigo 225 da Constituição Federal que: “Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. (Texto extraído da Revista Rainha dos Apóstolos, nº 1003 de setembro/2008 e da Revista Veja, nº 30 de julho/2008).

Para refletir:
1 – Que avaliação você faz dos dados apresentados na reportagem? Você tinha conhecimento de tais informações e o perigo que tudo isso representa para nossa vida?
2 – Você acha que deveria existir leis para combater tal crime? Você se sente responsável?

3 – UM OLHAR PARA A CARTA AOS ROMANOS
No texto que vamos refletir São Paulo compôs um poema feito de retalhos do Antigo Testamento. Com isso ele invoca a Bíblia como grande testemunha da culpa de Israel e dos pagãos. Ele começa o poema citando o Salmo 14,1b-3, comprovando que toda a humanidade se corrompeu. Prossegue com os Salmos 5,10, 140,4. Continua com o Salmo 10,7, com Isaías 59,7-8 e termina com o Salmo 36,2. Essas citações do Antigo Testamento sublinham as duas dimensões da vida de todo ser humano, com Deus e com as pessoas, piedade e justiça ou, de acordo com a denúncia da carta, impiedade e injustiça.
Paulo explica por que escolheu esses trechos da Bíblia: “Sabemos que tudo o que a Lei diz aplica-se aos que vivem debaixo da Lei. Isso para que todos calem a boca, e o mundo inteiro se reconheça culpado diante de Deus” (3,19). Fica assim claro o objetivo da carta até o presente momento: mostrar que toda a humanidade – dividida entre judeus e gregos – é pecadora, independentemente de sua raça ou religião.

¯ Leitura do texto Rm 3,9-20
¯ Ler mais duas ou três vezes pausadamente.
¯ Contar o texto com suas palavras.
¯ Destacar uma palavra ou versículo que mais lhe chamou a atenção.
¯Perguntas para refletir:
1 – O que a carta afirma a respeito da pretensão dos judeus em ser mais importantes que os pagãos?
2 – Os privilégios ajudam as pessoas a ser arrogantes e hipócritas. Comente e dê exemplos.
3 – Por que a Lei pela Lei não pode tornar justas as pessoas?


4 – CELEBRANDO A VIDA
1 – No encontro de hoje, refletimos sobre a questão da natureza. Estamos vendo diariamente pela televisão, o quanto o Meio Ambiente tem sofrido pelo descaso, pela ignorância, pelo pecado do homem. Vamos pedir perdão a Deus e após cada pedido, cantemos: Eu canto a alegria Senhor, de ser perdoado no amor.
¯ Pai de bondade, perdoa-nos por todas as vezes que nos preocupamos com os nossos interesses e danificamos o Meio Ambiente. Cantemos.
¯ Pai de bondade, perdoa-nos pela nossa ignorância em não preservar, com os devidos cuidados, o lugar em que habitamos. Cantemos.
¯ Pai de bondade, perdoa-nos pela ambição desenfreada do ser humano, que busca na natureza os meios para seu enriquecimento, esquecendo que estamos destruindo o patrimônio criado por Deus, para o bem de todos. Cantemos.
¯ Outros pedidos...
2 – Vamos rezar ou cantar o Salmo 25 (24) – Do pecado à conversão.
3 – Qual o compromisso que o encontro de hoje nos pede?
4 – Vamos rezar o Pai Nosso e cantar: Vós sois o Caminho, a Verdade e a vida (Cantando a Esperança nº 610).
5 – No próximo encontro vamos refletir Rm 3,21-31.


BIBLIOGRAFIA

BORTOLINI, José. Como ler A Carta aos Romanos. O Evangelho é a força de Deus que salva. São Paulo: Ed. Paulus, 1997.
MAZZAROLO, Isidoro. Carta de Paulo aos Romanos. Educar para a maturidade e o amor. Rio de Janeiro: Mazzarolo editor, 2006.
STRABELLI, Mauro. Carta aos Romanos. Explicação e atualização. São Paulo: Ed. Paulus, 1997.



Equipe Bíblica Diocesana – Regional de Volta Redonda
José Geraldo Miranda Lima
Maria Izabel de Melo Silva
Marilda Borges Rodrigues da Costa

Volta Redonda, 10 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário