Apresentação

Sou Maria Ercília Pereira. Simplesmente... Procurando viver cada segundo de minha vida de forma entusiasmada, crendo no que faço, procurando dar o máximo de mim naquilo que executo - seja no trabalho, em casa (com os meus filhos), na comunidade ou nos espaços em que atuo.
Como professora de Filosofia e Ensino Religioso, Técnicas de Comunicação Pastoral (no curso de Teologia), atuante na equipe de formação desta paróquia e contribuindo com o crescimento de tantos leigos e leigas, acredito nas sementes que tenho lançado neste vasto campo da Educação... Posso dizer que sou entusiasmada por este espaço de anúncio do Reino. Como também pela "Comunicação", minha primeira formação profissional.
Anunciar e espalhar, de diversas formas, a Boa Nova do Reino é um grande desafio para a Igreja e para todos os cristãos e cristãs.
Façamos deste "blog" um espaço de anúncio, de evangelização e de comunhão... Possamos interagir, comunicar, partilhar, trocar informações, tecer juntos a "teia da vida".

Entre em contato conosco. Unamos nossas mãos nesta tarefa de "fazer ressoar a palavra" pelos Meios de Comunicação Social!
A Paz de Jesus! Shalom!

domingo, 19 de abril de 2009

O Sentido da Páscoa


Páscoa Judaica

Para os judeus, a Páscoa, inicialmente, era uma festa de pastores que imolavam animais para agradecer e pedir fecundidade ao rebanho. Depois passou a significar também o agradecimento a Deus pelos frutos da terra e o pedido de fertilidade para os campos. Finalmente passou a significar a passagem de Deus no Egito, poupando as casas dos israelitas, no momento em que o povo eleito estava para ser libertado da escravidão. "Quando tiverdes penetrado na terra que o Senhor vos dará, observareis este rito... É o sacrifício da Páscoa em honra do Senhor que, ferindo os egípcios no Egito, preservou nossas casas" (Ex 12, 25-27).


Às pressas, o povo de Deus saiu da terra da escravidão para a libertação. Como recordação deste acontecimento, o povo teria que celebrar anualmente a Páscoa em família.
Aos poucos, a celebração da Páscoa foi evoluindo, a ponto que, no tempo do rei Ezequias, a celebração da Páscoa em família passou a ser centralizada no Templo de Jerusalém.

Depois da exílio babilônico, a Páscoa se tornou a festa por excelência, uma das grandes peregrinações do ano litúrgico. O povo lembra o processo de libertação e da presença de Deus no meio deles. Os profetas anunciarão o Messias, como aquele que tirará o povo da situação de escravidão.


A Páscoa Cristã
O cristianismo está enxertado no judaísmo. O próprio Jesus era um judeu fervoroso e celebrava a Páscoa. "No primeiro dia dos ázimos, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: Onde queres que preparemos a Páscoa?" (Mt 26,17-19). Depois, sentando-se na mesa com os discípulos, disse: "Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa antes de sofrer" (Lc 22, 15).

Poucas horas depois, Jesus começará sua caminhada para o Calvário. Ele estava pronto para passar da vida para a morte e da morte voltar à vida.

A Páscoa cristã celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Por sua Páscoa, Jesus fez-nos passar do pecado para a graça da vida plena. Jesus realizou uma nova Páscoa: a travessia da morte para a vida.


A nossa Páscoa
Não basta, para nós hoje, apenas relembrarmos os momentos e os sentidos da Páscoa. É fundamental que renovemos a aliança-compromisso de concretizar uma nova ordem de coisas, a partir deste mundo em que vivemos.


Meus amigos e minhas amigas, o anúncio da Ressurreição é também o anúncio de uma nova etapa da humanidade.

Sim, chegou ao fim o período das trevas, do egoísmo, da injustiça e opressão...

Agora o projeto é outro: ser sal e luz no mundo. Devemos ressuscitar para sermos um povo novo, marcado pelo amor.

Com Cristo, a esperança de todo homem se transforma em realidade. Ele venceu e está vivo no meio de nós. Jesus nos dá força para construirmos um mundo novo.

Hoje também Jesus está presente no meio de nós como quando percorria as estradas da Galiléia. Podemos vê-lo com os olhos do coração e reconhecê-lo nas pessoas que encontramos na estrada da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário