Apresentação

Sou Maria Ercília Pereira. Simplesmente... Procurando viver cada segundo de minha vida de forma entusiasmada, crendo no que faço, procurando dar o máximo de mim naquilo que executo - seja no trabalho, em casa (com os meus filhos), na comunidade ou nos espaços em que atuo.
Como professora de Filosofia e Ensino Religioso, Técnicas de Comunicação Pastoral (no curso de Teologia), atuante na equipe de formação desta paróquia e contribuindo com o crescimento de tantos leigos e leigas, acredito nas sementes que tenho lançado neste vasto campo da Educação... Posso dizer que sou entusiasmada por este espaço de anúncio do Reino. Como também pela "Comunicação", minha primeira formação profissional.
Anunciar e espalhar, de diversas formas, a Boa Nova do Reino é um grande desafio para a Igreja e para todos os cristãos e cristãs.
Façamos deste "blog" um espaço de anúncio, de evangelização e de comunhão... Possamos interagir, comunicar, partilhar, trocar informações, tecer juntos a "teia da vida".

Entre em contato conosco. Unamos nossas mãos nesta tarefa de "fazer ressoar a palavra" pelos Meios de Comunicação Social!
A Paz de Jesus! Shalom!

sábado, 8 de agosto de 2009

JESUS TE CHAMA!


Desde o princípio, Jesus colocou no centro de sua missão o projeto de "vida em abundância para todos" (Jo 10,10). O primeiro chamado que Deus Pai faz a cada pessoa, é o chamado à vida. Em Jesus ela ganha maior sentido e valor. Jesus preocupou-se com a continuidade da sua missão; chamou um grupo para "ficar com Ele". Formou com ele uma comunidade, preparou-o e o enviou em missão. Escolheu aqueles que o Pai lhe indicou, após muitos momentos de oração e lhes apresentou sua proposta de vida.

itinerário vocacional de jesus

Jesus, na sua vida e na sua ação de evangelizar, utiliza um itinerário vocacional.

1. Desperta, naqueles que se aproximam d'Ele a valorização da vida, do seu próprio ser, da sua história: "Coragem, levanta-te, Ele te chama" (Mc 10,49b).

2. Ajuda a discernir o caminho a seguir: "Não estava o nosso coração ardendo quando Ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras" (Lc 24, 32b)?

3. Apresenta suas exigências para a caminhada de seguimento: "Qualquer de vocês, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo" (Lc 14,33).

4. Jesus dá continuidade à sua missão de evangelizar cultivando este "chão pessoal" com seu testemunho, palavras e ensinamentos.

5. Acompanha todas as pessoas que buscam encontrar-se com Ele e comprometer-se com o seu Reino: "Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 20b).

Jesus, atento ao chamado do Pai, olha para todas as pessoas e reconhece nelas a predileção do Senhor com os "pequenos e simples" (Mt 11,25-27). Jesus não só chama, mas ajuda as pessoas a descobrirem suas capacidades, a acreditarem na força de Deus, a assumirem novas e maiores responsabilidades, superando seus defeitos e limitações (Mt 14,13-21).

Numa de suas pregações, Jesus usa a parábola do semeador que é uma mensagem que serve de fundamentação para o/a animador/a vocacional. Comunica esperança, carrega na sua essência a garantia de bons resultados no seu trabalho, apesar dos obstáculos, demonstra que é através da força de Deus que tudo acontece (Mt 13,3-23; Mc 4,26-29).

O chamado de Jesus é um convite para segui-lo incondicionalmente. Estar e trabalhar com Ele: "Segue-me". "Deixaram suas barcas e redes e o seguiram". "Quem quer ser meu discípulo, siga-me". Ser discípulo: compromisso de segui-Lo. "Segue-me e deixa que os mortos enterrem os seus mortos". "Que te importa? Tu vem e segue-me" (Mt 9,9; Lc 11; Mt 16,24; 8,22; Jo 21,22) Seguir, reviver, de forma nova, o modo de viver de Jesus, com a finalidade de amar sempre mais, sempre de novo e melhor.

Discernir o chamado

¨ discernimento é sinônimo de maturidade.

¨ Ele contribui na distinção das motivações e das inspirações do pensar, querer e agir.

¨ Ajudar o jovem a descobrir o chamado que Deus lhe faz.

¨ É um questionamento contínuo para buscar a vontade de Deus e realizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário