Apresentação

Sou Maria Ercília Pereira. Simplesmente... Procurando viver cada segundo de minha vida de forma entusiasmada, crendo no que faço, procurando dar o máximo de mim naquilo que executo - seja no trabalho, em casa (com os meus filhos), na comunidade ou nos espaços em que atuo.
Como professora de Filosofia e Ensino Religioso, Técnicas de Comunicação Pastoral (no curso de Teologia), atuante na equipe de formação desta paróquia e contribuindo com o crescimento de tantos leigos e leigas, acredito nas sementes que tenho lançado neste vasto campo da Educação... Posso dizer que sou entusiasmada por este espaço de anúncio do Reino. Como também pela "Comunicação", minha primeira formação profissional.
Anunciar e espalhar, de diversas formas, a Boa Nova do Reino é um grande desafio para a Igreja e para todos os cristãos e cristãs.
Façamos deste "blog" um espaço de anúncio, de evangelização e de comunhão... Possamos interagir, comunicar, partilhar, trocar informações, tecer juntos a "teia da vida".

Entre em contato conosco. Unamos nossas mãos nesta tarefa de "fazer ressoar a palavra" pelos Meios de Comunicação Social!
A Paz de Jesus! Shalom!

sábado, 8 de agosto de 2009

Agosto, Mês Vocacional

O despertar vocacional

Agosto é o Mês dedicado às Vocações. Por isto, um breve artigo para refleltirmos sobre as Vocações. Qualquer que seja ela, importa que possamos buscar o sentido verdadeiro de nossa existência: a Felicidade. Viver com dignidade, com vida plena, eis o que Deus quer para nós.

Para o Dicionário Aurélio, despertar, significa tirar do sono, acordar, espertar, revelar-se, mostrar-se, despontar. O primeiro passo é retomar o sentido que damos à vida. Então tire um tempo para você mergulhar nos mistérios da vida. Mas não se esqueça, a experiência é pessoal, cada um sente de um jeito.

Pare e pense!

1)Que significado tem a vida para você?
2) Quais são as reais razões de você viver?
3) O que você mais valoriza como jovem?
4) O que se deveria mudar, para ter uma vida mais humana?
5) O que é vocação?


O QUE É VOCAÇÃO?

Vocação é o chamado que Deus faz a cada pessoa para realizar uma missão. A vida é um chamado. Não temos vocação mas, somos VOCAÇÃO. A vocação tem três dimensões: humana: que é o chamado à vida; cristã, que é o chamado à santidade em qualquer estado de vida e específica que assume um projeto de vida, classificada em quatro opções: laical, religiosa, sacerdotal e/ou missionária.

É indispensável promover em todas as pessoas humanas a consciência de que somos chamados e chamadas por Deus para vivermos em plenitude e sermos felizes, é claro.

Laical: É a dimensão da vocação vivida pelos cristãos leigos que se divide em casados e solteiros. São aqueles e aquelas que, casando ou permanecendo solteiros, dedicam suas vidas no lugar onde vivem ou em terras missionárias, vivendo como cristãos engajados nos diversos ministérios e pastorais.

Vida Religiosa: São jovens, rapazes e moças, que Deus chama para serem Irmãos, Irmãs ou mesmo Padres religiosos. Eles buscam testemunhar Jesus Cristo vivendo em comunidade servindo aos irmãos e irmãs. A Vida Religiosa consagra a sua vida ao serviço de Deus. É uma "paixão de amor" que faz de seu amor a Cristo o centro de sua vida que o leva ao encontro do outro, principalmente dos mais pobres.


Sacerdotal
: São jovens chamados a serem os continuadores da missão de Jesus. Eles estão dispostos a criar e servir a comunidade, orienta e guia o povo Deus, como padres diocesanos ou religiosos. O sacerdócio só tem sentido dentro da comunidade e a serviço dela.

Missionária: São as pessoas que se ocupam em testemunhar e anunciar Jesus e seu Evangelho. Todo batizado é missionário, chamado a entrar no dinamismo da missão de Jesus. Ela se manifesta nos leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos que fazem de sua vida de batizados um testemunho universal da Igreja de Cristo.

Refletindo

1) Você já pensou em algum projeto para sua vida?

2) Quais conflitos você tem enfrentado? O que tem feito para alcançar seus sonhos?

3) Qual é o lugar da pessoa de Jesus Cristo em sua vida?

4) Há pessoas que te ajudaram a estar mais perto de Deus e percebê-lo na caminhada?

5) Como você percebe os vários problemas e dificuldades que o nosso povo vive (miséria, drogas, AIDS, fome, violência e outros)? Em que tem colaborado para mudar esta situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário